Verão, férias, praia, mar, sol, piscina… Tudo isso é uma delícia e nós amamos essa época do ano, não é mesmo? Mas durante esse período seus cabelos exigem ainda mais cuidados e a atenção deve ser redobrada.
Durante a estação mais quente do ano, os fios tendem a ficar mais ressecados. A dermatologista e consultora de beleza Luciana Maluf explica que isso acontece porque o sal do mar, o cloro da piscina e os raios solares ficam intensificados nessa época. “O suor, o calor e a umidade, por exemplo, podem facilitar problemas como a seborreia e a caspa”.
Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça. “É fundamental realizar a higienização correta, afinal, é dela que obtemos brilho, viço e a força refletida nos fios. Por isso, além de uma boa limpeza, são importantes a reposição de nutrientes e a hidratação”, afirma Luciana.
Uma boa limpeza, no entanto, não significa exagerar na quantidade de lavagem dos fios. “Os cabelos precisam da oleosidade natural para se proteger de danos externos. A oleosidade desce da raiz por toda a extensão do fio, e se isso não acontece a passagem é livre para o ressecamento e quebra das pontas”, alerta.
Segundo a especialista, é necessário tomar cuidado também com a exposição do couro cabeludo ao sol, pois pode queimar se não estiver bem protegido. “É um bom começo optar por xampus e condicionadores com proteção UV e ativos especiais que previnam a queda, o ressecamento e a perda de brilho”. Investir em chapéus e bonés pode ser uma ótima alternativa para evitar que a cabeça fique diretamente exposta aos raios solares.
Já para diminuir aquele efeito armado dos cabelos, clássico do verão, a dica é hidratar muito os fios! Aposte em máscaras de nutrição ou hidratação ricas em aminoácidos e óleos vegetais. “Elas são grandes aliadas contra a ação do sol, sal, da areia e do vento que abrem as cutículas e tornam os fios porosos”, completa Luciana.
Foto: iStock