Frio, calor. Calor, frio. Em um único dia em São Paulo temos as quatro estações. Não há madeixas que aguentem as mudanças de temperatura. A recomendação de todos os cabeleireiros é unânime: tratamento regularmente.
Porém, a variedade é tanta que, ás vezes, até confunde, não é mesmo? O top cabeleireiro Wanderley Nunes explica que cada tipo de produto deve ser utilizado com atenção: “o primeiro passo é saber a diferença entre nutrição e reconstrução”, comenta o hairstylist.
A nutrição age no fio oferecendo mais brilho, elasticidade, balanço e, principalmente, saúde e vitalidade. E o melhor, este tipo de tratamento pode ser feito com maior frequência, pois não oferece tantos riscos.
Já os tratamentos de reconstrução devem ser realizados com mais cuidado para não resultar em fios endurecidos, difíceis de manusear e quebradiços, devido à proteína existente nos produtos. “Ao contrário do que muitos pensam, a proteína só deve ser usada nos cabelos quando necessário, e o intervalo médio entre as aplicações deve ser de 20 dias”, afirma o profissional.
É importante lembrar que todos os fios precisam de hidratação, nutrição e reconstrução, mas a quantidade de investimento em cada campo varia de pessoa para pessoa. Para saber melhor sobre o cronograma de tratamentos que o seu tipo de cabelo precisa, Wanderley recomenda uma conversa com um profissional para que ele indique quais tratamentos são necessários para ter fios mais bonitos. “O mais importante é cuidar dos cabelos o ano inteiro, independente da estação”, finaliza Wanderley.