Muitas vezes ao chegar em casa tarde depois de uma festa, ou até mesmo cansada do trabalho, bate aquela preguiça de tirar a maquiagem e acabamos por dormir com os produtos na pele mesmo. Mas, saiba que essa não é a melhor opção, pois pode causar inúmeros danos ao seu rosto.
O dermatologista Roberto Azambuja explica que dormir maquiada prejudica as trocas respiratórias da pele. “Isso causa a perda de brilho, aumento da oleosidade, geração de radicais livres e, consequentemente, envelhecimento”.
Além disso, a maquiagem contém produtos como óleo mineral, derivado de petróleo. “Aumenta a possibilidade de sensibilização e de irritação, pois obstruem os folículos pilosos e podem favorecer a formação de acne”, completa.
O doutor acredita que a permanência dos produtos por pouco tempo não chega a prejudicar a pele, mas, se prolongada, pode causar danos. “A maquiagem cria uma barreira na pele. Isso altera o desempenho da função de permeabilidade da pele, modificando o equilíbrio do aparelho cutâneo”, explica.
Ao fazer a limpeza da pele, o demaquilante é parte essencial, e devemos sempre estar atentas ao nosso tipo de pele, pois cada uma exige um produto específico. “As peles oleosas devem ter a maquiagem retirada com demaquilantes bifásicos. Já as secas devem ser limpas com demaquilantes em forma de creme ou loção. Para as peles mistas, o melhor são os produtos em mousse, espuma ou oil free”, finaliza.
Foto: Shutterstock