Só neste ano, o Brasil terá cerca de 577 mil casos de câncer segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Um fato interessante e muito desconhecido é que na maioria dos casos é diagnosticado câncer de pele. Por isso, neste último sábado de novembro (29), dia nacional de combate à doença, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) vai fazer ação de atendimento à população alertando sobre os riscos e prevenções da doença.
Durante o período de atendimento, quatro mil dermatologistas voluntários receberão gratuitamente a população em 140 postos distribuídos por diversas regiões do país para realizar exames preventivos para pacientes considerados de alto risco para o câncer da pele.
O dia inteiro será dedicado a avaliar o risco da população e informar sobre a importância da prevenção. “A ação que estamos promovendo é importante para transmitir informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer”, afirma Dra. Denise Steiner, presidente da SBD.
Grupo de risco
A exposição ao sol de forma excessiva e sem os devidos cuidados é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Entretanto, algumas pessoas são mais propensas a ter a doença por motivos genéticos.
“Ninguém deveria morrer de melanoma. Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. O paciente de risco é o grande foco da ação do dia 29. Vamos orientar a população para indicar o que podem fazer para prevenir-se do câncer da pele e para mostrar àqueles que têm maior propensão ao desenvolvimento da doença, o que podem fazer para evitar o câncer”, afirma o Dr. Marcus Maia, dermatologista e Coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele.
As principais características do paciente de alto risco são:
– Pessoas com histórico de câncer da pele na família;
– Indivíduos com pele muito clara, que costumam ficar com vermelhidão e nunca bronzeiam;
– Pessoas com cabelos claros;
– Com olhos claros;
– Que possuem pintas pelo corpo;
– Que já sofreram queimaduras pelo sol;
– Que possuem sardas na face e/ou ombros;
– Que já tiveram câncer da pele;
– Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
– Que possuem pinta que muda de cor;
– Que tem feridas que não cicatrizam;
– Idosos;
– Albinos.

Tecnologia
Durante toda sua vida, por mais cuidados que você tenha tomado, o sol causou danos à sua pele. Por isso, a SBD alerta para a importância da proteção solar. Para mostrar essa realidade, através de uma câmera com lente ultra-violeta, é possível ver como a pele foi atingida pelo sol e como o protetor solar auxilia nessa proteção.
Funciona da seguinte maneira: o paciente é convidado a tirar uma foto com a câmera com flash especial e com lentes UV, para detectar manchas suspeitas antes de serem visíveis a olho nu. Dessa forma, é possível identificar os riscos para o câncer da pele precocemente.
Depois de ter passado por São Paulo, o Rio de Janeiro recebe a tecnologia. A câmera com lente UV fica disponível desta quinta-feira, 27, a domingo, 30, no Barra Shopping, na Barra da Tijuca.
Para saber informações dos locais e endereços dos postos de atendimentos para a realização dos exames preventivos, entre em contato pelo telefone 0800-701-3187.